sábado, 9 de maio de 2009

Judeus são uns ratos!



Calma gente! Estou falando da grafic novel MAUS uma das histórias em quadrinhos mais influentes do século vinte e ganhadora do pulitzer. Uma das coisas mais legais são as caracterizações dos personagens. Os judeus são retratados como ratos, os alemães como gatos, os americanos como cachorros e os poloneses como porcos. Isso não diminui a grandeza da obra. Pelo contrário! Aumenta ainda mais, pois, além da originalidade, torna a leitura ainda mais fluente. Outro mérito é o humor, muitas vezes ácido e corrosivo, mas sempre inteligente.
É uma especie de mini holocauto, mini desenhos, mas grandioso em força e sutileza. Se está cansado de filmes sobre judeus e segunda guerra este aqui é um deleite. Sincero e atual. Ahh mais uma coisa, incrivel como todo mundo tem problemas com os pais não é? Parece que a paternidade é algo dificil de se lidar. Art Spielgeman é muito corajoso em colocar sem por e nem tirar coisas que eu ficaria com vergonha dos parentes. Só lendo para entender.
Ahhh (2) O autor não vende de jeito nenhum os direitos para o cinema. Acho que faz bem. Cinema muita vezes caga uma boa história.
Ahhhh (3) Se você ler vai entender porque os judeus tem fama de sovina e mão de vaca. Aahhhh (4) E nunca se esqueçam Jesus também era Judeu. ok?
É isso fica a dica. Abs! E que Deus abençoe vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário