quinta-feira, 9 de abril de 2009

Siga-me



“Saindo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Mateus 9:9


O twitter é uma rede social um pouco diferente, ela é assimétrica. Por exemplo, se no Orkut você adiciona um amigo automaticamente você se torna amigo dele e vice versa. Já no twitter é mais parecido com um blog, posso ler seu blog e você nem saber o meu nome! Mas diferente do blog, no twitter a relação é mais aparente: Na nova rede eu apareço como um “seguidor” seu. Aí já viu né! Fica aquele lance de estou seguindo fulano que segue sicrano que me segue ou não.

Alguns dias pra cá, percebi que existe uma certa popularidade internetica, que podemos chamar de estrelinhas do gueto geek ou nerd. @fulaninho tem 1.000 seguidores, @sicrano tem 2.000, ninguém o conhece na vida real, mas na internet ele é quase um deus.


Também existem as personalidades de verdade como Deni Moore, Borat, Madonna, Barack Obama que possuem twitter também e fazem um pouco caso enorme, pelo menos é o que eu percebo. Ficam dias sem soltar suas micro pérolas no ciber espaço.


Acho que Jesus não faria muitos seguidores no twitter, afinal o “segue-me” de J.C é uma coisa Tête-à-Tête, é pessoal, é o dia-a-dia, é o real. O que Ele fala tem substancia é profundo e leva tempo para digerir e muito mais para praticar. O siga-me de Jesus é um relacionamento de duas vias. Ele sabe quem você é. Ele te vê acima do que você passa para os outros. Ele te vê sem mascaras. No twitter é tudo micro. Micro relacionamento. Jesus é macro.


Seguir Jesus é bem diferente que seguir alguem do twiter. É melhor.

3 comentários:

  1. ótima análise. ;)

    só concordo.
    e canso do vício que eu e muita gente tem pelo "micro", nos dois sentido. Microcomputador, microrelação.
    ;*

    ResponderExcluir
  2. ah mas com certeza jesus teria um facebook, uma conta no youtube e um blog.
    não?
    até o obama tem!
    ahahahahahahha

    ResponderExcluir
  3. Essa internet é o máximo... vc escreveu esse post ha 1 ano, eu li hoje e gostei muito. Parabéns pela análise !
    Seguir Jesus, implica em ouvir seu tweet e praticar.
    Um abraço

    ResponderExcluir